Hoje eu queria falar sobre um assunto que vi no blog da Bruna essa semana e achei super interessante.
Enxoval.
Toda noiva que se preze tem um quarto abarrotado de coisinhas para o enxoval, com caixas e caixas de panelas, edredons, pratos, tapetes, toalhas e o que mais a moça quiser para a casa nova.

Algumas começam cedo a 'colecionar' coisas para a casa, outras (como eu) deixam para comprar tudo depois de noiva.
Quando Glayson e eu marcamos a data, a louca aqui começou a fazer enxoval.
Tivemos 8 meses para fazer isto e imagina meu desespero quando via as coisas para comprar, mas tinha prestação de tal orçamento para fechar.

~> 1ª dica: não precisa começar o enxoval assim que começar a namorar, mas comece com pequenas coisas ao longo do namoro, para não passar aperto.

Eu sempre quis coisinhas diferentes para nossa casinha. Papai me chama de 'patricinha' porque diz que só compro coisas caras.
Isto é intriga da oposição porque me acho meio 'mão de vaca' e só compro quando não tem como correr, ou quando a coisa é boa mesmo.
Foi o que aconteceu conosco. Comprei coisas que eu 'achava' necessárias para nossa casinha, mas cometi certos erros: comprei sem pensar e agora?

~> 2ª dica: não compre coisas que não sejam essenciais para o inicio. Deixe para fazer isto depois de casada porque assim vai percebendo as necessidades da casa.

Meu erro ou meus erros
Sempre achei lindas aquelas camas com colchas/edredons bonitos, muitos travesseiros e estampas lindas e charmosas, bem com cara de cama de novela.

Pensando nisto, não podia ver uma promoção que corria para comprar.
Comprei 4 enxovais completos (7 peças), fora os 3 edredons (+ os que ganhamos no casamento) + cobertores (comprei 2 e ganhamos 1) e não ouvi mamãe dizer:
- Onde vai guardar isto depois?
Dito e feito...
Não tem lugar para guardar e deixei um monte na casa da mamãe, mais uma coisa é certa: ninguém vai ficar com frio lá em casa. rara
E as panelas, gente?
Comprei meu sonhado jogo de panelas vermelhas + ganhei outros 3 jogos.
Resultado: o sonhado ficou na casa da mamãe e estou usando 1 dos que ganhamos.
Pelo menos de fome ninguém morre também, né?

~> 3ª dica: você ganhará muita coisa quando casada, não precisa de um enxoval monstruoso, ah não ser que você se case com algum sultão e precise de enxoval para um casa de uns 30 cômodos.
Pouco maior que a nossa casinha. Só uns 150 cômodos a mais.
E casamento é assim mesmo.
Por mais que compramos, por mais tempo que montamos o enxoval, só depois na prática do dia a dia é que vemos que esquecemos isto ou aquilo e o xodó não é realmente necessário.
Então meninas que estão de casamento marcado, bora dar uma olhada no enxoval e ver o que dá para enxugar?


13 Comentários

Bruna Tairini disse...

Também coloquei algumas dicas no meu blog.
O nosso erro é comprar as coisas para o enxoval desesperadamente como se o casamento foce amanha. Rrsrrs
Comigo era assim, eu via que no enxoval nao tinha travesseiros, dai ia lá na loja correndo pra comprar. Rsrsrsrsrs

Comprei lençol para dois tipos de cama diferente. :(

Nao sei, mas talves se eu nascesse de novo eu iria fazer o enxoval só depois do noivado. Rsrsrsrsr

Tenha um lindo final de semana
Beijos

Ludmila disse...

Menina, tem coisa que ganhei no casamento e hoje com quase um ano de casada ainda não usei! E eu era desesperada com enxoval, pois não tinha nada! Beijoooo

Unknown disse...

Otimas dicas Paulinha! Eu sou a doida por coisas de casa e não posso ver nada que quero comprar, espero estar logo num cantinho melhor, eu e o Jean, pra eu poder arrumar com mais carinho ainda, porque é realmente no dia a dia que a gente vai cuidando da casinha e vendo tudo o que precisa!!!
obs: amiga quero tanto minhas panelas vermelhas!!!!!!!!!!!!!!! kkkkk

beijão
amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

N.i.s.e disse...

Otimo post...quase uma resposta pro meu de hj,rsrs
Estou bem em duvida qto a compra do meu enxoval...bjo

Elaine Gonçalves disse...

aii flor, essa situação é complicada. Eu comprei algumas coisinhas quando ainda nem era noiva... só que agora já nem vejo graça mais..rs Mas agora também que já estou noiva, não sobra dinheiro pra comprar nada pra casa... tudo é para O DIA do casamento...rsrs vou comprar o básico do básico, daí depois de casada vejo o que está faltando e o que ganhamos né... Detalhe tenho 5 jogos de toalha (ninguem fica sujo lá em casa)
+ 45 panos de prato... Uma amiga me deu no último niver..rsrsrs

Ótimas dicas flor, me serviram demais. Experiência falando.

Beijão e ótimo final de semana!

Elaine Gonçalves disse...

aii flor, essa situação é complicada. Eu comprei algumas coisinhas quando ainda nem era noiva... só que agora já nem vejo graça mais..rs Mas agora também que já estou noiva, não sobra dinheiro pra comprar nada pra casa... tudo é para O DIA do casamento...rsrs vou comprar o básico do básico, daí depois de casada vejo o que está faltando e o que ganhamos né... Detalhe tenho 5 jogos de toalha (ninguem fica sujo lá em casa)
+ 45 panos de prato... Uma amiga me deu no último niver..rsrsrs

Ótimas dicas flor, me serviram demais. Experiência falando.

Beijão e ótimo final de semana!

Nathali Nunes disse...

Quanto mais coisa melhor Paula. Assim nada fica velho, mas o problema é realmente onde guardar.
Comprei só o básico para minha casa e estou complementos aos poucos. O grande problema é que minha mãe faz tapetes de barbante, jogos de cozinhas e uma infinidade de coisas, e por isso meus tapetes não estão mais cabendo mais no meu apê.Sem contar que até hoje (casei em 2010) tem presentes de casamento meus na casa da minha mãe.

Unknown disse...

Ótimas dicas!!Eu não fiz enxoval e me lasquei, haha, bjs



Meu blog: FABIOLA KEFFER

Fabi disse...

Blog com assunto de utilidade pública, hehehe!!
Eu sou/fui meio desligada para essas coisas de preparar enxoval com antecedência. Talvez porque minha mãe tenha em casa coisas do enxoval dela que ela usou pouquíssimas vezes em cinquenta anos, talvez porque eu já estava fora da casa dos meus pais há vários anos antes de casar, e aí a gente vai vendo que poucas coisas são realmente essenciais.
Quando eu estava noiva, minha mãe sempre me perguntava do enxoval e a minha resposta era sempre a mesma: com um dia em São Paulo eu compro tudo. Fato é que esse dia nunca chegou. ;)
Minha mãe, que é super prendada, fez um monte de panos de prato lindos, com pinturas e acabamentos. Estão lindos e guardados, porque eu não tenho coragem de por na mão da faxineira, que não tem cuidado com nada. Ela e a avó do meu marido me deram caminhos de mesa de crochê e são esses que enfeitam a mesa todos os dias!
Para roupa de cama, eu tinha noção do espaço que ocupa (ri demais de você, Paulinha!), então optei pelas capas de edredom. Você compra um "recheio" e várias capas, assim pode trocar a estampa da cama e cada uma ocupa o espaço de um lençol. Acho bem mais prático e também mais fácil de lavar.
Comentário enorme... Mas esse assunto rende!
Beijo!

Day Santos. disse...

Adorei as dicas Paulinhas, mas eu ao contrário de você ouvi (com muito custo) minha mãe quando ela dizia para eu não comprar isto ou aquilo que ganharíamos e foi dito e certo, já começamos a ganhar várias coisinhas, e eu economizei uns trocados rs.
Beijo grande

CS Design Criativo disse...

Ótimas dicas, minha mãe sempre me segurou para não sair comprando justamente por não ter onde guardar e vejo as noivas falando que ganham muita coisa mesmo no casamento. Vou comprar o básico e o que faltar compro depois...

Beijos,

Vivendo meu Sonho

Página no Facebook

Jessica Stremel disse...

Ufa... Ainda bem que eu ouvi minha mãe... Comprei poucas coisas, e ganhamos muitos... Deixei pra comprar o que faltava depois do casamento.... Mas no fim ganhei tudo...hehe...
Hoje depois de mais de um de casada, ainda tenho coisas guardada e não usadas do enxoval, e compro o que necessitamos ou queremos deixar a casa mais bonita.

Há... Vc mudou de cidade? Vi no face vc comentado da lua da sua nova cidade...

Bjks

http://trajetoriadeumanoiva.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Muito boa as dicas.
Ainda nao tenho quase nada. Vou esperar ver o q vou ganhar!!hehehe
bjs

Tecnologia do Blogger.

Labels