Grana curta não é novidade pra quem está planejando casamento e para piorar, não sei se a pessoa aqui é mão-de-vaca, ou se não tem dinheiro de verdade!
Eu acho um absurdo noivos que gastam rios de dinheiro para ter o casamento bam-bam-bam do momento, comentado em todos os blogs.
Você pode estar lendo este post e pensando:
- Mas, Paula! Só se casa uma vez na vida!
Sim! Eu sei! E é exatamente o que eu quero!
Mas sinceramente prefiro ter minha casinha mobiliada e montada do jeito que quero a ter um casamento com milhares de cifrões.
Do que me adiantar ter o bolo da tal doceira fulana de tal e quando voltarmos da viagem percebemos que deveríamos ter economizado no bolo e comprado o sofá?
Ok!
Estou exagerando, né!
Mas sou pobre, nunca tivemos regalias e meus pais sempre nos ensinaram a valorizar o que ganhamos e gastar nosso rico dinheirinho de forma justa.
Quero o casamento do meus sonhos sim, mas tenho que lembrar que devo sonhar de acordo com meu orçamento também, né?
Bem, mas o post não é pra chorar falta de grana, viu, gente?
Estou agoniada com um item do nosso casamento.
Resolvemos fazer uma recepção, que sairá tão linda e deliciosa como de um buffet chiqueté, mas a decor tá em tirando do sério, pq alguns lugares cobraram valores mais altos do que pagamos para a cerimônia.
A solução seria fazermos nós mesmos uma decoração dentro das nossas condições.
Mas a pergunta que não quer calar:
- Daremos conta?
Temos muitas opções de "Faça você mesmo" na net, mas minha preocupação maior é com o tempo.
Casamos no domingo à tarde, o salão terá um evento no dia anterior, então não poderemos fazer nada no sábado. E... onde encontrarei flores em pleno domingo de páscoa de manhã?


23 Comentários

Mari G. disse...

Eu concordo com tudo que você falou sobre a grana...Economizamos bem com o casamento e estamos gastando um pouco mais na nossa casinha, deixando ela do jeitinho que queremos :)
Estou com fazendo vários DIY, deixei de contratar fornecedores de renome (como fotógrafo, por exemplo), mas uma coisa que não me arriscaria a fazer é a decoração.
Nossa decoração será simples, quem vai fazer é o próprio buffet, ou seja, não é a expertise deles, mas ficou mais barato do que contratar por fora e vai ficar melhor do que se eu mesma fizesse, e sinceramente, eu teria medo de fazer, porque é a alma da festa :)

Se for fazer, acho que deve utilizar o mínimo de flores possível, porque é tão complicado trabalhar com elas e arranjos
Minha percepção, pelo menos :)

Bjss e boa sorte

Dudu & Drika disse...

Oi querida entendo o seu post corretamente c, mas decoração foi o que mas doeu $$$ bolso, mas vou dar um dica pega os padrinhos homens para ajudar na decoração eles so tem que usar terno e mais rapido dos que as madrinhas ensinas eles como devem vc vai dar tudo certo bj.

Bru Alves disse...

Era exatamente assim que eu pensava e que eu continuo pensando!!
Não adianta gastar rios de dinheiro no seu casamento,sendo que vai ter que ficar migelando diheiro na lua de mel ou até mesmo deixar de comprar algo pra sua casa. Ela sim que é importante!
Claro,quem não quer um casamento perfeito? Com tudo que sonhamos?
Mas essa é a realidade de poucas. Então é melhor estar ciente doque podemos ou não,pra não se arrepender depois.
Você não esta sendo mão de vaca,esta sendo CONSCIENTE !

Eu tentei fazer minha decoração da cerimonia e não deu certo,é melhor você pensar e ver se vale a pena,por que o trabalho tem que ser perfeito!
Bjkssss

Sol Balbino disse...

Não é exagero não, você está com toda razão. Melhor economizar no casamento e ter uma vida tranquila. E se você está sendo mão de vaca eu também sou, então bem vinda ao clube rsrs. Beijos

Géssica (Kinha) disse...

Eu tb fui uma noiva assim lembra?
Pesquise mais quem sabe não acha uma decor mais em conta, ou pelo menos metade dela, fazer tudo no dia do casamento realmente é muita coisa...


;)

beijo

Kauana Souza disse...

super concordo com vc Paulinha :)

Eu tbm sou uma futura noiva, sem money :( e estou tentando fazer o máximo pra poder economizar mais e mais ... Quanto a decoração, existem sim milhões de DIY na net em que vc mesma pode fazer sua décor :D o problema é o tempo neh... :/ aaah mas pede ajuda pra suas amigas e familiares, quem sabe eles podem te ajudar neh?

Seu niver é no mesmo dia que o meu ^^

Um beijoooo ;*

Daiane Rodrigues disse...

Olha, eu pensei em gastar 11 mil no maximo no casamento e ja passou esse valor por isso começamos a fazer uns DIY - não comprei convite eu mesma que fiz, e tals... mas a decoração é a entrada, é o que faz encher os olhos, eu sofri tanto para pagar o buffet e ai vou deixar uma decoração antiga ?? ou estranha, porque os mais baratos que cobram aqui em Bauru mil reais igreja e salão são fraquinhos por demais..... mas eu axei uma top top e o preço foi otimo 2250,00 e sabe pq eu fechei, por medo mesmo agente ate consegue fazer tudo, mas você precisa ter uma familia unida que te ajuda em tudo e no meu caso eu so tenho 1 pessoa pra ajudar o noivo e nos iriamos nos acabar o dia todo lá arrumando a decoração e ir atras das flores e ai agente pensa eu não sei qual flor dura mais onde eu tenho que deixar ela pra durar mais e blá blá blá, causa um stress tão grande que não compensa acabei optando por pagar mesmo..... é so você pesquisar mais para achar o lugar ideal pra você e chorar bastante no desconto .... agora se não tiver jeito e você tiver umas 6 pessoas da familia pra ajudar nesse momento ai sim eu falaria pra vc fazer a sua decoração, o valor é muito diferente de quando agente paga e quando agente faz =D eu digo isso por conta do niver Gi que foi eu que decorei.

Lithos Crysaris disse...

O jeito que usei para resolver o problema da decoração do salão foi procurar um buffet que me fornecia o serviço junto com a comida. A única coisa que precisei fazer foi procurar os enfeites de mesa e, como eu não tinha tempo algum para o DIY, fui em busca de algo que fosse econômico e ainda servisse de lembrancinha, foi ai que encontrei as Kalanchoe - uma florzinha linda (que tem em várias cores) - que pode ser usada como arranjo de mesa e de lembrança. E o melhor, não são caras!!! E ficam lindas!!!
Concordo com você, não dá para gastar rios de dinheiro, que é tão suado e necessário antes e depois do casório né?
Estou aqui na torcida!
Bjos,

Dani

http://casamosagora.blogspot.com.br/

Marcia Bezerra disse...

Concordo com vc Paulinha, a decoracao do meu casamento sera a bufe mesmo.
Flor vc ja pensou nas flores de papel de seda? No blog da Manu, tem um tutorial muito bom

http://www.noivandocasandoamando.com/category/diy/

Ok Flor, fica com Deus, dara tudo certo

Gabriela disse...

Hum Paulinha...eu concordo com você plenamente na questão do dinheiro...Mas com alguns parenteses...
Eu já ouvi sim muita gente que se arrepende de ter deixado o casamento de lado por causa das casa, por exemplo e depois de algum tempo olha as fotos e se arrepende disso.
Por que estou escrevendo uma opinião tão contrária a todas as outras meninas?
Para te fazer refletir...só isso.
Eu não abri mão de nada na minha casa (de importante)por causa do meu casamento ...estou falando de sófá, geladeira, TV essas coisas...
Mas acho sim que você deveria pensar que se este é realmente o seu sonho, sim é só uma vez na vida.
Tem pessoas que não sonham tanto com o casamento, algo mais simples está ótimo vai fazer ela feliz mas e você?
É daquelas que sonhou a vida inteira com isso?
Se for querida invista um pouco mais no seu casamento tentando deixar o que for não-essencial da sua casa para depois...
Por que a colmeia (no meu caso) você pode comprar depois de casada mais e a decoração?Você nunca poderá apaga-la das fotos..nunca.
Então não seja uma noiva louca que casa sem fogão para ter um casamento perfeito mas seja consciente...tanto para um lado quanto para o outro.
Para não ter arrependimentos depois..
E como disseram algumas pessoas de que adianta o salão lindo e a comida ótima se a decoração não estiver harmoniosa?
Pense, reflita e pesquise mais sempre tem uma luz no fim do túnel.
Beijocas!

Roberta disse...

Oi querida ..

Estou super de acordo com tudo o que você disse à respeito da grana .. Meu salão dos sonhos é o dobro do preço do salão que nós estamos quase fechando .. Será que vale gastar mais num aluguel e dormir num colchão no chão ?! Te dou todo apoio ..!

Sobre os DIY's .. Você está à 72 dias do seu Big Day e como você mesma disse, só terão o salão no domingo, com a cerimônia pela manhã, já .. Sabe-se lá que horas o salão será liberado no sábado de madrugada .. Acho que a decoração simples e barata é muito melhor que uma riqueza de detalhes caros, mas no seu caso, acho válido pedir socorro para a decoração .. Não precisa gastar horrores, mas você precisa de alguém que agilize tudo no dia para você ..
Se você tiver tempo disponível, invista nos DIY's, mas se não, não fique neurótica com isso, só vai te fazer mal .. Peça AJUDA ..! Aposto que vão te ajudar com o maior prazer e carinho ..

Pense bem ..! E descansa em Deus que vai dar tudo certo ..

Beijooooooos* ♥

Laís Vilela disse...

Paulinha, seu SUPER apoio você!!!!
Penso da mesma forma, não adianta nadica de nada investir milhões no casamento e depois dormir com o colchão no chão ou só comer pipoca no microondas porque não tem fogão =P
Acho contraditório fazermos as coisas para os outros verem e ser sucesso e depois não ter a casa do jeitinho que desejamos. Eu investi no casamento mais do que imaginava, mas abri mão de algumas coisas, como o carro novinho que vendemos, pois priorizamos mobiliar a casa. Ainda assim aos poucos estamos conseguindo deixar a casa com nossa cara. Eu procurei muito até encontrar uma decoradora que oferecesse trabalho de qualidade e preço justo. Valeu a pena, pois creio que algumas coisas é mais viável investirmos financeiramente e não termos preocupações excessivas. Minha sugestão é que você procure bastante diferentes profissionais, procure indicações e entregue nas mãos de Deus, certeza que dará certo. Beijos.

Roberta disse...

Paulinha ..
Acabei de deixar meu "pitaco", mas achei esse post super válido para você:

http://casamentofeitoamaobyjanemarie.blogspot.com.br/2013/01/noiva-prendada-casamento-civil-da-eloisa.html

Quem sabe você não se inspira ..!

Beijooooos*

Luh disse...

OI PAULINHA,EU NÃO ACHO UM ABSURDO NÃO QUEM GASTA HORRORES! PORQUE SE EU TIVESSE,EU GASTARIA MUITOOO TAMBÉM!
VAI DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO CASAL,EU TAMBÉM ESTOU NESSE DILEMA DA DECORAÇÃO,NÃO FECHEI AINDA,OS ORÇAMENTOS QUE RECEBO TODOS SÃO Á PARTIR DE 3 MIL,PENSEI EM VÁRIAS FORMAS DE DIMINUIR ESSE GASTO,EM ATÉ EU MESMA FAZER! MAIS EU ME CONHEÇO,E SEI QUE NÃO IRIA AGUENTAR,MTO CANSAÇO!PENSEI EM CHAMAR UMA AMIGA QUE TEM ESSE 'DOM' DE DECORAR....MAIS SEI QUE IRIA FICAR MUITO PREOCUPADA!
TAMBÉM PENSO EU QUANDO IA (ANTES DE PENSAR EM CASÓRIO) NUNCAAA REPAREI EM DECORAÇÃO,ISSO É COISA DE NOIVA NÉ RS.

ENFIM,ESCREVI MUITO RS,VÊ COM ALGUMA PRIMA,AMIGA...PRA TE AJUDAR NESSE DILEMA!


BEIJOSSSS

Fabi disse...

Paulinha, não tenho como concordar mais com você. Vivo dizendo que sempre temos que fazer escolhas, priorizar aquilo que é mais importante para nós. De que adianta ter a cadeira dourada mais linda no casamento se, quando você chega em casa, não tem cadeira? As decorações de casamentos passaram a ser, na minha opinião, sobrevalorizadas, noivas arrancando os cabelos para ter aquele arranjo com aquelas flores caríssimas que ela viu em alguma revista/site/blog. Isso é uma inversão de valores sem fim.
Mas isso não significa que não se pode ter um casamento lindo. Acho que dá sim para você fazer a sua decoração, comprar flores no ceasa e deixar tudo mais ou menos arrumado no dia anterior ou no próprio domingo pela manhã. É claro que você vai ter que delegar funções, então tem que ser alguém em quem você confie. Dá uma olhadinha no site do CEASA Minas (http://www.ceasaminas.com.br), que fica em Contagem. Acho que seria interessante ir lá antes, ver os preços das flores que você quer e, se possível, comprar algumas para já ir treinando um arranjinho. Eu me lembro de ter visto uma história de uma noiva que fez toda a decoração com a família e ficou lindo (tem alguma coisa em http://casandoemjulho.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html).
Uma coisa é verdade: não pode ter vergonha de pedir ajuda! Escreva para as pessoas, mande e-mails pedindo dicas, perguntando como faz etc, etc. Muita gente não vai te responder, mas tem gente que responde e ajuda, sim.
Eu sei que o tempo é corrido, muitas vezes do "faça você mesma" não acontece por falta de tempo (meu caso!). Mas eu vi muitas dicas no blog da Sammia, o Casando sem grana. Esse post aqui (http://casandosemgrana.com.br/dicas-alternativas-para-a-decoracao/) ensina a fazer bolas de flores com aquela espuma floral que as floriculturas usam e também arranjos com velas, com vidros que você encontra baratinho no Mercado Central (amo o Mercado Central de BH!!). Nesse outro, a decoração com garrafas pintadas (parece que não é difícil fazer) que a Janete Pimenta (amo as decorações dela) ensinou aqui (http://pepperwedding.blogspot.com.br/2010/10/pintura-em-vidro-fiz-este-video-para.html).
Em resumo: dá trabalho, mas é possível fazer uma decoração linda sem gastar rios de dinheiro. Isso não significa deixar de sonhar, mas sim não ficar sofrendo por coisas que não são prioridade. O que eu puder fazer para ajudar, pode contar comigo!
Beijo grande!

Priscilla disse...

Vc tá certíssima. Eu e o noivo que já temos nossa casinha mobiliada, então sobra mais din din pra investir na festa, achamos um absurdo os valores e não acho que valha por mais que seja uma única vez na vida, há limites para tudo!
Só acho que vale a pena vc fazer o projeto da decoração todo e contratar alguém para fazer a execução no dia, ou contar com ajuda de amigos para isso, pq é muita coisa pra fazer na hora!
Bjs =^.^=

Ludmila disse...

Paulinha, flor... concordo com a Gabriela... acho que vc deve pensar bem nessa decisão de fazer a decoração... para montar a casa vc terá o resto da vida e seu casamento é só agora! Não que vc vá dormir no chão, deixar de comprar fogão ou geladeira, nada disso... mas digo por experiência própria de quem não tem dinheiro e nem família pra ajudar no casamento, mas preferi passar o primeiro ano de casada morando mais ou menos e investir no meu sonho... mas era o meu sonho... se for o seu também, não tenha medo, flor! Nossa casinha é simples, tem o básico... mas pra isso teremos a vida toda, muitos anos pela frente.... só disse isso pra vc pensar, e não ter medo de agir se for o SEU SONHO. Muitas vezes nós - noivas - somos criticadas por gastar no casamento e não na casa, mas a única coisa a seguir é sua vontade e do seu futuro marido! Beijos, flor!

Debora disse...

Eu tb penso assim e apesar de já ter minha casinha toda bonitinha não quero e não posso gastar muito...

Na decoração estou pensando em usar garrafas ou potes de vidro pintados e aí a decoradora entraria com as flores, mas ainda tenho que ver o quanto isso diminui o valor...


Beijinhos.

Fabiana e Davidson disse...

Concordo em tudo o que você disse. A minha sorte é que o salão que eu fechei é o pacote completo, então não precisei me preocupar com esse item!
Mas casamento gasta muito, e prefiro mil vezes comprar um móvel melhor pra minha casa do que gastar preços absurdos com fornecedor tal só por que é famoso!
Beijoooo!
http://fabianaedavidson.blogspot.com.br/

Melina Senson disse...

Paulinha querida... Posso colocar uma parte do seu texto no meu blog? Concordo plenamente com o que disse, sem tirar nada! Acho certas coisas um absurdo de caro! E não penso como você não, viu! Vou fazer muita coisa e não estou preocupada com o "se vai dar tempo, se vamos dar conta"... Vou fazer o que der e pronto.
Ah, e só pra avisar, logo logo coloco fotos no blog, mas lavei hoje meus presentes do amigo secreto e vou usa-los muito bem!

Adriana Felix da Silva disse...

Oi Paulinha sou nova por aqui, estou ti seguindo, me acompanhe lá tbm http://vamoscasarem2014.blogspot.com/, sobre o post concordo com vc sobre as prioridades, mas acho que ficaram muita coisa pra vc fazer no dia com pouco tempo, então minha sugestão é encontrar uma decoração com preço justo ou vc fazer o projeto de como quer a decoração e pedir a ajuda de amigos ou familiares proximos pra ti ajudar, bjus

Andreza e Marcos disse...

Oi Paulinha, eu entendo completamento o seu desabafo, pois grana é tudo oque me falta nesse momento também, mas acho que você deveria colocar tudo na balança e vê o que realmente é mais importante para você. Um casa para ficar completa exige muito mais detalhes do que um casamento, você pode investir um pouco mais no seu casamento sem a sua casa completamente de lado, como por exemplo comprar o essencial. Pois o seu casamento será uma vez só mas a sua casa você poderá mudar, e acrescentar algo a ela quando quiser. Pois durante anos você estará ao lado do amor da sua vida que lhe dará inspirações para isso. Mas acima de tudo confia no Senhor, pois Ele tem muito mais do que você imagina para te dar.

Beijinhos e já to te seguindo.

Blog: Esperando o Grande dia.

Janaina Oliveira disse...

Eu acredito que cada pessoa sabe quanto pode gastar em seu casamento, depende da condição financeira, não acho bobeira e se eu pudesse eu gastaria rios de dinheiro, não para ser comentado nos blogs, mas para realizar o meu sonho.

Tecnologia do Blogger.

Labels