Vamos deixar de lado o Glamour de vestidos, alianças, decoração e tudo mais que envolve casamento e vamos falar de outra coisa muito importante que muitas de nós esquecemos: OS EXAMES PRÉ-NUPCIAS?


"Os exames pré-nupciais são muito importantes e têm como finalidade avaliar as condições de saúde do homem e da mulher antes do casamento, preparando-os para a constituição da família e de seus futuros filhos." (fonte: Unimed)
É, pessoal! Se preparem para uma bateria de exames!

Para nós, meninas:
~>Papanicolau: para prevenção do câncer do colo do útero. (geralmente pedido para aquelas que já tiveram relação sexual, ou que têm caso de câncer no colo do útero na família)
~>Hemograma completo: pode revelar doenças como anemia, entre outras.
~>Tipagem sanguínea: para identificar o grupo san-guíneo e o fator Rh (É importante saber nos casos de fator Rh negativo).
~>Glicemia: permite descartar Diabetes.
~>EAS (exame do sedimento urinário): para verificar a função renal. Quando há infecção nos rins e nas vias urinárias, como a cistite, deve ser tratada, porque se agrava com o relacionamento conjugal. A avaliação da função renal é muito importante. A doença renal crônica se agrava com a gravidez e prejudica o desenrolar da gestação podendo causar o aborto.
~>Exame de fezes: pode revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias.
~>Reação sorológica para a sífilis: permite evitar a sífilis congênita ou transmitida da mãe para o filho. 
~>Reação sorológica para rubéola: contraída pela mulher nos primeiros meses de gravidez, a doença provoca lesões graves no filho. Pode-se fazer a vacina preventiva antes do casamento ou de a mulher engravidar.
~>Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença.
~>Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consentimento do casal): importante para afastar ou fazer o diagnóstico de AIDS. O diagnóstico antes da gravidez, seja no homem ou na mulher, é importante para que a pessoa doente receba o tratamento adequado e para que a mulher com o uso de medicamentos apropriados, consiga evitar a transmissão para o filho durante a gravidez.

Para os meninos:

~> Espermograma completo: permite conhecer suas condições de fertilidade e, indiretamente, fazer diagnóstico de doenças do sistema reprodutor masculino. 
~> Hemograma completo: pode revelar doenças como anemia, e outras. 
~> Tipagem sanguínea: para identificar o grupo sanguíneo e o fator Rh (importante quando o homem tem o fator Rh positivo e a esposa tem o fator Rh negativo). 
~> EAS (exame do sedimento urinário): importante para verificar a função renal e afastar a infecção nos rins e nas vias urinárias. 
~> Exame de fezes: pode revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias. 
~> Glicemia: permite descartar Diabetes. 
~> Reação sorológica para a sífilis: permite evitar a sífilis con-gênita ou transmitida da mãe para o filho. 
~> Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença. 

~> Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consenti-mento do casal).


Muitas coisa, né?
Mas muito importante para uma vida matrimonial saudável e filhos também.
Bora fazer os exames, minha gente?
Maiores informações no Portal Nacional de Saúde


7 Comentários

Jessica Stremel disse...

Acho super importante tbm... mas qdo me casei eu não fiz... Fui ao médico, pedi pra fazer os exames... Mas como nunca tinha tido relações sexuais e nem meu marido...então a médica falou que não precisava.... Mas acredito que foi mais pq a maioria dos exames solicitados eu tive que fazer devido histórico de anemia e tiróide...
Mas agora pra engravidar as médica jah me orientou a fazer um monte de exame devido a histórico...

AH te mandei a prévia do desenho no face...heheh

bjus

Elaine Gonçalves disse...

Post super importante Paulinha...Eu não conhecia esse tipo de exame "pre nupcial" Quando minha prima foi se casar em maio/12 ela falou comigo que ia fazer...Achei engraçado..rss mas depois fui pesquisar a importancia que isso tem.

Beijos flor!

Bárbara Sanches disse...

Acho super importante.
Tanto que já fui na ginecologista e ela já me passou uma lista com vários exames para fazer. Essa semana ainda devo ir no consultório.
Bjs

Mari ♥ Thiko disse...

Muito bom esse seu post, adorei|!
Eu sabia da existência de uns tais exames pré-nupciais, mas não sabia exatamente quais eram esses exames, agora graças a você eu sei! ^^
Sem dúvidas, são super importantes

Beijinhos =*

MaNu HeLeNa disse...

Eu não fiz nada !!Mas é importante sim!
bjus

Debora disse...

Como vou frequente mente ao médico (tanto eu como o More) e estamos com os nosso check ups em dia não farei todos esses exames (a preguiça me consome)...


Beijinhos.

Pri disse...

Post mega importante e nem todo mundo sabe da importância!!!
Bjs =^.^=

Tecnologia do Blogger.

Labels