Dia desses ouvi alguns relatos sobre cerimoniais e resolvi escrever alguma coisa aqui.
Uma pessoa querida me contou que será madrinha de casamento, mas os responsáveis pelo cerimonial ligaram, na semana da data, dando-lhe instruções sobre a cor da roupa que deveria usar. Outra pessoa, que participaria do mesmo casamento, recebeu instruções sobre a roupa que deveria usar na cerimônia.
A pergunta que não quer calar: É correto a noiva 'estabelecer' o tipo de traje, ou fazer algumas exigências?
Mas antes de responder, deixa eu explicar o que faz o serviço de cerimonial, antes que vocês jogem pedras neles. rsrs
O cerimonialista de casamento tem como objetivo elaborar, controlar e administrar de forma correta todos os detalhes no dia do casamento. Esse profissional, na prática faz encontros com os noivos para acertar os detalhes do dia da cerimônia, fala com o celebrante sobre os detalhes acertados, dá dicas de etiqueta, se acharem necessário e tiverem disponibilidade de tempo marca um dia para o ensaio com os noivos e padrinhos, e todos os envolvidos, ajuda na escolha das músicas e a ordem que acontece tudo na sua cerimônia, entrada de pais, padrinhos, noivo, florista, noiva, pajem, daminha, e todas as saídas e quais lados ficam.
Quanto à roupa, eu, Paulinha, não sou a favor de se estabelecer o traje para a cerimônia.
Uma coisa é deixa claro no convite, para que o convidado tenha uma noção ao se preparar, outra é 'obrigar' seus padrinhos a usarem determinado traje. Pior ainda se isso acontecer na semana do casamento, onde a roupa provavelmente já foi comprada, como foi o caso que contei para vocês.
Mas há algumas exceções. Hoje é muito comum algumas noivas chamarem as amigas para serem damas, isso quer dizer que elas estão conscientes de que o traje será estabelecido pela noiva.
Mas antes de fazer isso, os noivos devem ter consideração pelas pessoas que estão convidando. Será que aquele seu amigo terá condições de usar o que você quer? Cuidado com o constrangimento que pode ser gerado.
Portanto noivinhas do meu coração, pensem com carinho se realmente vale a pena certas exigências.


2 Comentários

Nanda disse...

Também acho o "Ó"... qro deixar meus padrinhos a vontade... à excessão do terno né?
Acho q devem ser todos de terno!
;)

Paulinha disse...

é sempre bom evitar dor de cabeça, né?

Tecnologia do Blogger.

Labels